ERP

ERP – Enterprise Resource Planing, ou, Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Daniel Gonçalves

8/10/20242 min read

Objetivos deste pequeno artigo, é dar uma breve resumida sobre o sistema ERP, para conhecimento geral.

Qual o seu significado?

ERP – Enterprise Resource Planing, ou, Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Por que um sistema ERP é importante?

Um sistema ERP, oferece a automação, integração e inteligência essenciais para a execução eficiente de todas as operações comerciais, do dia a dia de uma organização, e é composto por módulos integrados ou aplicativos empresariais, que se comunicam entre si e compartilham um banco de dados em comum.

Qual o seu benefício?

Vou listar aqui cinco dos principais benefício de um sistema ERP.

1. TI mais simples: Compartilhamento de um mesmo banco de dados para simplificar as operações de TI e proporcionar um modo mais fácil e ágil de trabalho.

2. Insights de grande alcance: Eliminar as oscilações de informações, permite criar uma fonte única da verdade e obtendo assim resposta rápida, para questões essenciais para a organização.

3. Aumento da produtividade: Automatização dos processos tendo como consequência a otimização, nos processos da empresa.

4. Rapidez na elaboração de relatórios: Gerenciamento de relatórios de financias, negócios e com o compartilhamento de resultados com facilidade entre os colaboradores.

5. Maior agilidade na tomada de decisões: Tendo em vista um maior compartilhamento de informações dentro da organização, gera a oportunidade de identificar com menor risco a decisão, tanto para um novo processo de produção, quanto para compra de insumo.

Os sistemas ERP mais utilizados no Brasil atualmente.

SAP: Líder no mercado de grandes empresas no Brasil, a desenvolvedora alemã é uma das pioneiras do conceito de ERP e referência na utilização das multinacionais instaladas no país.

TOTOVS Protheus ® : Sistema mais utilizado no pais, é um dos responsáveis pela disseminação do conceito de sistema de gestão ao atender empresas de médio porte, evoluindo rapidamente para o atendimento de grandes corporações. Tendo seu reconhecimento como o sistema de ERP que melhor atende as funcionalidades de backoffice, principalmente todas as burocracias e detalhes das áreas fiscais e contábeis.

Sênior Sistemas: Umas das pioneiras brasileiras, nasceu ainda na década de 1980 em Blumenau, polo tecnológico catarinense. Figura entre as grandes do setor pela flexibilidade de suas funcionalidades e adesão às necessidades dos usuários brasileiros.

Para um estudo mais aprofundado recomendo a leitura de dois livros abaixo.

Cícero Caiçara Junior. Sistemas Integrados de Gestão ERP: Uma Abordagem Gerencial. 3ª Edição. 1 agosto de 2015;

Roger Maia. Estratégias de Crescimento com Software de Gestão – ERP. 12 de dezembro de 2018

Autor: Daniel Gonçalves

Engenheiro de Produção.